#WindowsPhone
Loja virtual do sistema Windows Phone supera 50 mil aplicativos
A loja de aplicativos Windows Marketplace, que reúne os aplicativos desenvolvidos para a plataforma Windows Phone, superou 50 mil aplicativos em dezembro, de acordo com informações do blog All About Windows Phone, que monitora os aplicativos submetidos à Microsoft. Na metade de novembro, a loja já havia superado a marca de 40 mil aplicativos, o que demonstra o crescimento rápido do interesse dos desenvolvedores pela plataforma.
O número exato de aplicativos disponíveis por meio do Windows Marketplace, atualmente, é de 50.126, de acordo com o site. Ao alcançar este número em apenas 14 meses após o lançamento do sistema, a Microsoft apresenta crescimento no total de aplicativos mais veloz que outras plataformas, como Android, Symbian e BlackBerryOS. Apesar disso, a produção de aplicativos para Windows Phone ainda é menor do que para iPhone, nos 14 meses após o lançamento.
Apesar do crescimento rápido, o Windows Phone ainda apresenta poucos aplicativos em relação aos seus concorrentes, como Android e iOS. O Android Market, loja de aplicativos para dispositivos com Android, possui atualmente cerca de 500 mil aplicativos, enquanto a App Store, para iPhone e iPad, reúne 600 mil aplicativos.
Tipos de aplicativos
De acordo com o blog, a categoria que reúne a maior parte de aplicativos é a de entretenimento, com 7,5 mil itens ou 15% do total. Outra categoria popular é a de livros, com cerca de 7 mil aplicativos, seguida por Games, com 6,9 mil. As quatro categorias mais populares, juntas, representam 57% de todos os aplicativos disponíveis por meio do Windows Marketplace.
Segundo o levantamento, do total de aplicativos disponíveis no Windows Marketplace, 58% são gratuitos e 29% são pagos. Cerca de 14% dos aplicativos são pagos, mas possuem uma versão de testes gratuita. O total de aplicativos gratuitos é menor que na plataforma Android, onde 69% dos aplicativos são gratuitos, e maior que no iOS, onde 43% são gratuitos.












